Assembleia de Freguesia de Torre e Vila Mou aprova por unanimidade o relatório e contas do ano 2024 com melhor execução de sempre
A Assembleia de Freguesia de Torre e Vila Mou reuniu-se na passada sexta-feira, dia 11 de abril de 2025, no Salão Nobre da Junta de Freguesia em Torre, numa sessão ordinária marcada pela aprovação unânime do Relatório e Contas referente ao ano económico de 2024 – considerado pelo executivo como o melhor ano de execução de sempre, tanto na receita como na despesa.
Durante a apresentação da informação escrita do presidente e da situação financeira, o Presidente Filipe Mendes da Costa destacou:
- A reativação do tecido associativo local, evidenciada pela crescente colaboração com as coletividades da freguesia;
- A aposta clara e bem-sucedida na dinamização cultural, com eventos que aproximaram a população e valorizaram a identidade local;
- O esforço continuado na redução drástica da dívida da Junta de Freguesia, reforçando a sua sustentabilidade futura.
Em matéria de prestação de contas, o Presidente sublinhou:
- O investimento significativo no incentivo à natalidade e no reforço da oferta cultural;
- A aposta na limpeza e manutenção da rede viária, como eixo prioritário da ação do executivo;
- O investimento em bens de capital, como a aquisição de uma nova carrinha e a renovação das caixilharias na sede da Junta em Vila Mou;
– A excelência na execução orçamental evidenciou-se por uma taxa de execução superior a 79% na despesa e 80% na receita, correspondendo, em termos absolutos, a uma despesa executada de 332 mil euros e a uma receita arrecadada superior a 336 mil euros.
- A transparência e rigor da contabilidade, devidamente assinada por um Técnico Oficial de Contas, assumindo a responsabilidade da gestão pública com seriedade.
No ponto 8 e 9 da ordem de trabalhos, relativos à gestão dos terrenos no Monte dos Monções, foi anunciado um acordo histórico entre a Junta de Freguesia de Torre e Vila Mou e a Junta de Freguesia de Cardielos e Serreleis:
- A divisão das parcelas foi feita com base nos limites tradicionais, conferindo autonomia plena a cada Junta sobre as respetivas áreas: o artigo 5 para Cardielos e Serreleis e o artigo 726 para Torre e Vila Mou.
- Segundo o tesoureiro, este acordo vem resolver um impasse de longa data, beneficiando ambas as freguesias.
Durante o período do público, foram prestados esclarecimentos sobre a empreitada de requalificação da rede viária no lugar da Pica. Ainda nesse momento, o tesoureiro, na qualidade de cidadão, leu uma declaração política manifestando desagrado face às campanhas de difamação dirigidas ao executivo, sobretudo ao presidente.
No fim da sessão, à imprensa, o tesoureiro falou, reforçando os objetivos traçados para 2024, em especial a redução da dívida da Junta como forma de proteção face à incerteza económica mundial, num contexto pós-pandémico e marcado pela inflação. Deixou ainda um agradecimento sentido ao Município de Viana do Castelo, na pessoa do Presidente Arquiteto Luís Nobre, pela colaboração no apoio à execução do plano de atividades.
Esta sessão demonstrou não só a vitalidade democrática da freguesia, como também o empenho do executivo na gestão rigorosa e visionária dos recursos públicos, sempre em nome do bem comum.








